SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1EDUCATE FOR READING SINCE CHILDHOOD: THE POETIC VALUE OF VOCALITY AND IMAGINATIONBODY AND SCIENCE FROM DISCIPLINARY KNOWLEDGE TO PLURAL VISION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FONSECA, Paula Fontana  and  VOLTOLINI, Rinaldo. EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁXIS PSICANALÍTICA: O RISCO DA PREDIÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.177-191.  Epub June 24, 2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656399.

O presente artigo debate as políticas públicas em Educação Infantil tomando por operador de leitura a proposição dos discursos formulada por Lacan. Segundo essa teoria, cada discurso agencia uma política que lhe é própria, seguindo uma lógica que lhe é imposta estruturalmente. A isso se deu o nome de agenciamento discursivo, ou seja, uma dinâmica estrutural que antecede determinado dizer e que imprime uma direção inexorável ao mesmo. Os quatro discursos propostos pelo autor são: o da histérica, o do mestre, o do universitário e o do analista. A eles veio somar-se, posteriormente, o discurso do capitalista, que guarda pontos de distinção com os quatro primeiros. Foram analisados os discursos presentes na educação infantil na atualidade, de modo a demonstrar a preponderância da predição como lógica presente no âmbito das políticas públicas com efeitos na práxis educativa. Por fim, problematiza-se a participação da teoria psicanalítica como mais uma que dá subsídios à educação infantil e as consequências dessa apropriação para a práxis do psicanalista que atua no campo educativo.

Keywords : Educação infantil; Psicanálise; Políticas públicas; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )