SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1EARLY CHILDHOOD EDUCATION AND PSYCHOANALYTIC PRAXIS: THE RISK OF PREDICTIONNARRATIVES AND HUMAN RIGHTS: FROM THE (IN) VISIBILITY OF THE STREETS FOR EMPOWERMENT IN YOUTH AND ADULT EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

OLIVEIRA, Francisco Vieira de  and  BARBOSA, Joaquim Gonçalves. CORPO E CIÊNCIA DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR À VISÃO PLURAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.192-211.  Epub June 24, 2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655904.

Neste breve ensaio, procura-se refletir sobre como a razão consagrou a divisão do homem em corpo e alma e sobre como essa dualidade se revelou na tradição hierárquica de estratificação do saber e do conhecimento científico, servindo para justificar dicotomias com alto e poderoso capital simbólico (teoria e prática). Mais do que refutar uma educação do corpo baseada no conhecimento disciplinar ou na ciência cartesiana, que, aparentemente, somente reconhecem um ponto de vista sobre ele – como se a pessoa fosse apenas uma dimensão –, deseja-se, ousadamente, a partir dessa herança histórica, argumentar, embora de forma breve, que, por meio do movimento do corpo, ao longo dos tempos, seja possível compreender o movimento da própria ciência como resultado da visão sobre corpo e mundo. Nessa construção, foram utilizados contributos teóricos que dissertam a respeito de epistemologia científica (ARDOINO, 1998), teoria da complexidade (MORIN, 2003) e corpo (NIETZSCHE, 2012a, 2012b, 2013, 2014).

Keywords : Corpo; Complexidade; Multirreferencialidade; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )