SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1EDUCACIÓN INFANTIL Y LA PRAXIS PSICOANALÍTICA: EL RIESGO DE LA PREDICCIÓNNARRATIVAS Y DERECHOS HUMANOS: DE (EN) VISIBILIDAD DE LAS CALLES PARA EL EMPODERAMIENTO EN LA EDUCACIÓN JUVENIL Y ADULTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

OLIVEIRA, Francisco Vieira de  y  BARBOSA, Joaquim Gonçalves. CORPO E CIÊNCIA DO CONHECIMENTO DISCIPLINAR À VISÃO PLURAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.192-211.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655904.

Neste breve ensaio, procura-se refletir sobre como a razão consagrou a divisão do homem em corpo e alma e sobre como essa dualidade se revelou na tradição hierárquica de estratificação do saber e do conhecimento científico, servindo para justificar dicotomias com alto e poderoso capital simbólico (teoria e prática). Mais do que refutar uma educação do corpo baseada no conhecimento disciplinar ou na ciência cartesiana, que, aparentemente, somente reconhecem um ponto de vista sobre ele – como se a pessoa fosse apenas uma dimensão –, deseja-se, ousadamente, a partir dessa herança histórica, argumentar, embora de forma breve, que, por meio do movimento do corpo, ao longo dos tempos, seja possível compreender o movimento da própria ciência como resultado da visão sobre corpo e mundo. Nessa construção, foram utilizados contributos teóricos que dissertam a respeito de epistemologia científica (ARDOINO, 1998), teoria da complexidade (MORIN, 2003) e corpo (NIETZSCHE, 2012a, 2012b, 2013, 2014).

Palabras clave : Corpo; Complexidade; Multirreferencialidade; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )