SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS ÉTICO-EPISTEMOLÓGICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CRUZ JUNIOR, Gilson. “VER O QUE TEMOS DIANTE DO NARIZ REQUER UMA LUTA CONSTANTE”: A PÓS-VERDADE COMO DESAFIO À EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.273-290.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656236.

Este ensaio tem como objetivo discutir as interfaces entre pós-verdade e cultura digital, refletindo sobre algumas das implicações formativas advindas desse vínculo. Por intermédio desse esforço foi possível vislumbrar a complexidade do fenômeno, que se dilui pelas esferas da política, economia, psicologia, comunicação e epistemologia. Dentre os atores inseridos neste território, destacam-se as fake news, a pós-modernidade, o negacionismo científico, a propaganda, os filtros-bolha, o capitalismo de vigilância e os vieses cognitivos. Por fim, constata-se que os principais desafios educacionais nesse cenário convergem para a reconstituição e o fortalecimento da prática cidadã alinhada aos princípios republicanos e democráticos.

Palavras-chave : Pós-verdade; Cultura Digital; Educação; Comunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )