SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2SCHOOL SCREENS: CINEMA AND GEOGRAPHY TEACHERS QUESTIONS AND REFLECTIONS AROUND A SURVEYTHE DAY WHEN AUDIOVISUAL INVADED THE GEOGRAPHY CLASS AND (DIS)ORIENTED THE CINEMA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GIRARDI, Gisele; PEREIRA, Ernandes de Oliveira  and  AGUIAR, Mayara Perinni de. CARTOGRAFIAS DE CINEMA: DIÁLOGOS COM O IMAGINÁRIO GEOGRÁFICO DOCENTE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.315-334. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661474.

Neste texto buscamos pistas para compreender se a cultura visual cartográfica, presente na formação dos docentes de Geografia da escola, manifesta-se nas escolhas das obras cinematográficas usadas como recursos imagéticos nas aulas de Geografia. Para tanto, identificamos e sistematizamos diferentes abordagens dos estudos sobre as conexões entre cartografia e cinema, constituindo um arcabouço acerca do impulso de mapeamento e detalhando a abordagem de Castro (2015), que distingue as formas cartográficas ou expressões cinematográficas do impulso de mapeamento: panoramas, vistas aéreas e atlas. Selecionamos os três filmes nacionais mais citados como primeira menção por docentes participantes da pesquisa, de diferentes gêneros, a saber, “Central do Brasil”, “Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá” e “Ilha das Flores”, que foram analisados à luz das expressões cinematográficas do impulso de mapeamento. Concluímos que é possível que o impulso de mapeamento influencie as escolhas das obras a serem usadas por professores e professoras de Geografia em sala de aula, indicando a força da cultura visual da cartografia, o que pode induzir ao uso de imagens clichês que limitam os estudantes a pensar o espaço a partir de outras possibilidades.

Keywords : Cinema; Ensino de geografia; Linguagem visual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )