SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2EL DÍA QUE EL AUDIOVISUAL INVADIÓ LA CLASE DE GEOGRAFÍA Y (DIS)GUIÓ EL CINEEL MISTERIO DE LAS COMEDIAS ENTRE CINE Y ESCUELA PREGUNTAS DE INVESTIGACIÓN A LAS RESPUESTAS DE LOS PROFESORES DE GEOGRAFÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CHAVES, Ana Paula Nunes  y  POLICASTRO, Camila Benatti. A TIRANIA DO VISÍVEL E SUAS IMAGINAÇÕES GEOGRÁFICAS: SOBRE UM ARQUIVO CINEMATOGRÁFICO NA ESCOLA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.354-373. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661505.

A obrigatoriedade de exibição de pelo menos duas horas mensais de filmes brasileiros na escola trouxe à tona a discussão a respeito de como (e se) o cinema vem sendo utilizado no âmbito escolar. Em 2016, professores pesquisadores da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação propuseram uma pesquisa comum a todos os polos da Rede (Brasil, Argentina e Colômbia), por meio de um questionário base, a fim de averiguar de que forma os professores de Geografia estavam se apropriando dessa nova possibilidade na educação. Quais as motivações levam professores a passarem filmes durante as aulas? Quais filmes são esses e quais conteúdos geográficos estão sendo suscitados? Para compreender as possíveis respostas a essas indagações, investigamos as respostas de 136 professores brasileiros. Primeiramente, consideramos o poder das imagens e as reflexões a respeito destas na educação geográfica, bem como trabalhamos com referencial teórico que desse conta de pensar o regime de visibilidade que envolve a apresentação de filmes como recurso didático ou como objeto de ampliação cultural de estudantes. Em segundo lugar, ao lidarmos com os resultados da pesquisa, problematizamos as motivações para o cinema na escola, demonstrando recorrências de temas, conteúdos e filmes citados pelos professores, questionando o protagonismo de alguns espaços. Nesse sentido, observamos como os filmes têm a potência de marcar o imaginário geográfico e cultural dos alunos e, a partir disso, atentar para a necessidade de discussão sobre os filmes apresentados, mostrando-os como um dos pontos de vista da realidade, mas não o único.

Palabras clave : Educação; Ensino de Geografia; Cinema; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )