SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2LA TIRANÍA DE LO VISIBLE Y SUS IMAGINACIONES GEOGRÁFICAS: SOBRE UM ARCHIVO CINEMATOGRÁFICO EN LA ESCUELAUNA PELÍCULA EN LA MANO Y UN REAL EN LA CABEZA: EL CINE EN LA CULTURA VISUAL DE LOS PROFESORES DE GEOGRAFÍA ARGENTINOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. O MISTÉRIO DAS COMÉDIAS ENTRE O CINEMA E A ESCOLA PERGUNTAS DE PESQUISA ÀS RESPOSTAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.374-393. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661488.

O texto parte da pergunta “Onde estão as comédias?”, feita aos resultados da pesquisa “As telas da escola: cinema e professores de geografia”, realizada entre 2016 e 2019 para mapear as relações entre professores de geografia e cinema, tendo em vista atuar nos processos de regulamentação da lei 13.006/14, que torna(ria) obrigatória a exibição de duas horas de cinema nacional nas escolas brasileiras. As perguntas e os resultados aqui expostos buscam revelar parcelas da cultura docente evidenciada nas respostas aos questionários, bem como questionar as próprias respostas, uma vez que os números tabulados das preferências docentes, cruzados com os títulos de filmes exibidos na escola, apontam para o quase desaparecimento das comédias de entre os filmes brasileiros mais exibidos nas escolas, a despeito de serem elas um dos gêneros preferidos dos professores que participaram da pesquisa. Ao longo do texto, busca-se dar pistas para responder à pergunta original, bem como inventar novas perguntas à cultura docente expressa nos resultados.

Palabras clave : Cultura docente; Comédia cinematográfica; Cinema; Ensino de geografia; Pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )