SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2THE MYSTERY OF COMEDIES BETWEEN CINEMA AND SCHOOL RESEARCH QUESTIONS TO THE RESPONSES OF GEOGRAPHY TEACHERSCINEMA AND GEOGRAPHY TEACHERS: APPROACHES AND DISTANCING - CONSIDERATIONS FROM THE PUBLIC EDUCATION NETWORK OF DOURADOS (MS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

HOLLMAN, Veronica  and  AROSTEGUY, Agustín. UM FILME NA MÃO E UM REAL NA CABEÇA: O CINEMA NA CULTURA VISUAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA ARGENTINOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.394-414. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661473.

Neste artigo, nos concentramos nas respostas de 32 professores argentinos a duas partes do questionário comum da pesquisa ‘As telas da escola: cinema e professores de geografia’ da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. A partir desses dados construímos a lista de filmes que os professores assistiram e a lista de filmes utilizados para trabalhar conteúdos e questões de geografia. Uma primeira aproximação revela que a primeira lista é menos extensa e variada que a segunda. É muito provável que os professores tenham visto muitos mais filmes do que foram capazes de citar ao responder o questionário. Poderíamos até conjeturar que os conteúdos escolares funcionaram como uma referência efetiva para identificar, selecionar e lembrar os títulos de um universo maior de filmes. Sem esquecer essa possibilidade, pensamos que a análise de cada uma dessas duas listas e de suas relações oferece pistas para investigar alguns aspectos da cultura visual dos professores em um país que, desde o início da década de 1990 não apenas experimentou um crescimento sustentado na produção de filmes nacionais, mas também um adensamento das suas formas narrativas. Talvez, também nos permita entender como essa cultura visual funciona como um filtro a partir do qual se resolvem os mundos que podem efetivamente entrar na sala de aula. Por fim, a partir dos filmes mais vistos e utilizados pelos professores, nos propomos pensar nas outras possibilidades que o cinema abre nas salas de aula de geografia.

Keywords : Cinema; Geografia; Cultura visual; Educação; Drama.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )