SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2A FILM IN HAND, A REAL IN MIND: ON CINEMA AND VISUAL CULTURE OF ARGENTINEAN GEOGRAPHY TEACHERSTHE IMAGES OF THE AMAZON BETWEEN CINEMA AND SCHOOL GEOGRAPHY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NUNES, Flaviana Gasparotti. CINEMA E PROFESSORES DE GEOGRAFIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS - CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA REDE PÚBLICA DE DOURADOS (MS). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.415-429. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661496.

Neste texto, pretendemos, a partir de dados obtidos por meio de questionários aplicados junto a professores de Geografia atuantes em escolas públicas de Dourados (MS), analisar como esses professores entendem e trabalham com o cinema no contexto educativo. Verificamos que a grande maioria dos professores pesquisados apontou, como o primeiro motivo para utilização de filmes na sala de aula, o fato do cinema ser uma maneira de ampliação cultural dos alunos. No entanto, quando observamos as frases escritas por esses professores para caracterizar a relação entre cinema e escola, percebemos o predomínio da concepção de cinema enquanto ferramenta didática para o ensino de conteúdos da Geografia. Tal aspecto é reforçado quando analisamos a listagem dos filmes utilizados em relação aos conteúdos/temas trabalhados nas aulas. Neste sentido, pode-se dizer que a aproximação com o cinema se dá mais pela busca de recursos didáticos para ilustrar ou reforçar os conteúdos trabalhados em detrimento das características e potencialidades dos filmes enquanto linguagem criadora de sentidos espaciais. O distanciamento dos professores em relação ao cinema também pode ser observado pelo pouco conhecimento que possuem sobre essa linguagem, pois é reduzido o número dos que fizeram algum curso ou leram livros sobre cinema. Estas considerações indicam a necessidade de ampliação da concepção restrita à dimensão instrumental e comunicativa do cinema predominante entre os professores participantes da pesquisa.

Keywords : Cinema; Ensino de Geografia; Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )