SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2UM FILME NA MÃO E UM REAL NA CABEÇA: O CINEMA NA CULTURA VISUAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA ARGENTINOSAS IMAGENS DA AMAZÔNIA ENTRE CINEMA E GEOGRAFIA ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NUNES, Flaviana Gasparotti. CINEMA E PROFESSORES DE GEOGRAFIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS - CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA REDE PÚBLICA DE DOURADOS (MS). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.415-429. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661496.

Neste texto, pretendemos, a partir de dados obtidos por meio de questionários aplicados junto a professores de Geografia atuantes em escolas públicas de Dourados (MS), analisar como esses professores entendem e trabalham com o cinema no contexto educativo. Verificamos que a grande maioria dos professores pesquisados apontou, como o primeiro motivo para utilização de filmes na sala de aula, o fato do cinema ser uma maneira de ampliação cultural dos alunos. No entanto, quando observamos as frases escritas por esses professores para caracterizar a relação entre cinema e escola, percebemos o predomínio da concepção de cinema enquanto ferramenta didática para o ensino de conteúdos da Geografia. Tal aspecto é reforçado quando analisamos a listagem dos filmes utilizados em relação aos conteúdos/temas trabalhados nas aulas. Neste sentido, pode-se dizer que a aproximação com o cinema se dá mais pela busca de recursos didáticos para ilustrar ou reforçar os conteúdos trabalhados em detrimento das características e potencialidades dos filmes enquanto linguagem criadora de sentidos espaciais. O distanciamento dos professores em relação ao cinema também pode ser observado pelo pouco conhecimento que possuem sobre essa linguagem, pois é reduzido o número dos que fizeram algum curso ou leram livros sobre cinema. Estas considerações indicam a necessidade de ampliação da concepção restrita à dimensão instrumental e comunicativa do cinema predominante entre os professores participantes da pesquisa.

Palavras-chave : Cinema; Ensino de Geografia; Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )