Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
DESIDERIO, Raphaela de Toledo e PREVE, Ana Maria Hoepers. AS IMAGENS DA AMAZÔNIA ENTRE CINEMA E GEOGRAFIA ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.430-447. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661516.
Este texto resulta da pesquisa intitulada “As telas da escola: cinema e professores de geografia”, oriunda da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação” e realizada com professores de geografia da educação básica. Com base nos resultados da pesquisa apresentamos uma reflexão acerca das imagens preponderantes nos filmes que alguns professores citaram utilizar em sala de aula. A ausência de filmes sobre a região norte do Brasil marcou o interesse dessa investigação. Como a geografia escolar trata a região norte e a Amazônia quase como sinônimos, direcionamos nossa investigação para as imagens da Amazônia. A partir de respostas específicas do questionário, de pesquisas em livros didáticos e das produções cinematográficas citadas, problematizamos as relações que se estabelecem entre cinema e professores de geografia. A pesquisa revelou que os professores utilizam filmes para ilustrar e representar conteúdos e temáticas geográficas, ou seja, que o cinema é tomado como recurso didático, documento de uma perspectiva educacional baseada na transmissão de informações. Embora tenhamos observado uma diversidade de imagens da Amazônia, a força da repetição apresenta-se muito mais pungente; as imagens da floresta continental e o crescente desmatamento, ambos consubstanciam uma contradição que não nos permite pensar o espaço como multiplicidade.
Palavras-chave : Imagens da Amazônia; Cinema; Geografia Escolar.