SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2AS IMAGENS DA AMAZÔNIA ENTRE CINEMA E GEOGRAFIA ESCOLARINFÂNCIAS REMOVÍVEIS, CRIANÇAS DESCARTÁVEIS: ENSAIO SOBRE UMA REMOÇÃO DE CASAS E VIDAS NA CIDADE DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GRANDA, Fernando Henao  e  CARO, María Alejandra Taborda. DA PAISAGEM GEOGRÁFICA À PAISAGEM CINEMATOGRÁFICA E À EDUCAÇÃO: “AS VIAGENS DO VENTO”. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.448-466. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8661513.

Apresenta-se uma reflexão sobre o impacto da conexão entre educação e cinema, por meio da análise do filme “As viagens do vento”. Em primeiro lugar, apontam-se as diversas manifestações instrumentalizadas da relação didática e da linguagem cinematográfica. As principais contribuições referentes ao cinema como linguagem em si são apresentadas a seguir, a partir de três possibilidades: registro de uma época, registro de sentimentos e potencialidades para o pensamento. Uma última seção, de conteúdo mais analítico, aborda o problema gerado pela falta de conexão entre o cinema colombiano e a escola e as possibilidades da paisagem geográfica como categoria analítica para a compreensão do filme proposto.

Palavras-chave : Educação; Cinema; Instrumentalização; Pensamento; Paisagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )