SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2INFÂNCIAS REMOVÍVEIS, CRIANÇAS DESCARTÁVEIS: ENSAIO SOBRE UMA REMOÇÃO DE CASAS E VIDAS NA CIDADE DE SÃO PAULONÍVEL DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE ESTUDANTES DE CAMADAS SOCIAIS DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE LIMEIRA/SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BRAZOROTTO, Cintia Magno  e  VENCO, Selma Borghi. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: HISTÓRIA E POLÍTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.487-505. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8656863.

Este artigo analisa os segmentos da população privilegiados pela educação profissional no Brasil ao longo de sua constituição e, mais recente e especificamente, no ensino médio integrado nos Institutos Federais (IF). Resulta da investigação, de caráter multimétodos, a constatação sobre os primórdios da educação profissional no Brasil, que se destinava aos desvalidos da sorte e da fortuna tanto como forma de contenção da marginalidade quanto como possibilidade de futuro ingresso no mercado de trabalho. Todavia, esse curso se altera ao inscrever formas de seleção para ingresso nas escolas técnicas. Tal dimensão é abordada focalizando a particularidade da política educacional destinada aos IF, e constata-se que o público-alvo prioritário da instituição não é contemplado e, portanto, cumpre apenas parcialmente seus desígnios.

Palavras-chave : Política educacional; Educação profissional; Ensino médio integrado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )