SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2LEVEL OF INFORMATION AND KNOWLEDGE ON HIGHER EDUCATION INCLUSION POLICIES: THE CASE OF STUDENTS OF SOCIAL LAYERS DISTINCT FROM THE CITY OF LIMEIRA/SPDIDACTIC STRATEGIES INVOLVED IN THE USE OF ICT: WHAT TEACHERS SAY ABOUT YOUR USE IN A CLASSROOM? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CARMELO, Fernando Biasi do Monte  and  GOMES, Paulo César. APLICATIVO ANDROID COMO FACILITADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE PENSAM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.534-550. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8657566.

O uso adequado e a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) pode favorecer, de modo significativo, diferentes possibilidades no processo de ensino-aprendizagem-avaliação no ensino de Biologia. Nosso objetivo central neste texto foi investigar como estudantes de uma escola de Ensino Médio público percebem suas aprendizagens no componente curricular Biologia e a relação que estas têm com as TIMS, em especial, o uso do smartphone. Foi utilizado um questionário auto administrado, o qual foi aplicado na presença do pesquisador, respondido por 220 participantes. Os resultados demonstraram que mais de 97% dos estudantes possuem acesso às TIMS, mais de 60% usam os smartphones por mais de seis horas/dia, e 75% deles declararam gostar dos conteúdos biológicos. Contudo, o uso das TIMS, com finalidade pedagógica na sala de aula, é negado ou negligenciado por professores de Biologia.

Keywords : Ensino de Biologia; Percepções dos alunos; Mobile learning.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )