SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2NIVEL DE INFORMACIÓN Y CONOCIMIENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSIÓN PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR: EL CASO DE ESTUDIANTES DE CAPAS SOCIALES DISTINTOS DE LA CIUDAD DE LIMEIRA/SPESTRATEGIAS DIDÁCTICAS IMPLICADAS EN EL USO DE LAS TIC: ¿QUÉ DICEN LOS MAESTROS SOBRE SU USO EN UN AULA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CARMELO, Fernando Biasi do Monte  y  GOMES, Paulo César. APLICATIVO ANDROID COMO FACILITADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE PENSAM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.534-550. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8657566.

O uso adequado e a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) pode favorecer, de modo significativo, diferentes possibilidades no processo de ensino-aprendizagem-avaliação no ensino de Biologia. Nosso objetivo central neste texto foi investigar como estudantes de uma escola de Ensino Médio público percebem suas aprendizagens no componente curricular Biologia e a relação que estas têm com as TIMS, em especial, o uso do smartphone. Foi utilizado um questionário auto administrado, o qual foi aplicado na presença do pesquisador, respondido por 220 participantes. Os resultados demonstraram que mais de 97% dos estudantes possuem acesso às TIMS, mais de 60% usam os smartphones por mais de seis horas/dia, e 75% deles declararam gostar dos conteúdos biológicos. Contudo, o uso das TIMS, com finalidade pedagógica na sala de aula, é negado ou negligenciado por professores de Biologia.

Palabras clave : Ensino de Biologia; Percepções dos alunos; Mobile learning.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )