SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2NÍVEL DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE ESTUDANTES DE CAMADAS SOCIAIS DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE LIMEIRA/SPESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ENVOLVIDAS NO USO DAS TIC: O QUE OS PROFESSORES DIZEM SOBRE SEU USO EM SALA DE AULA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CARMELO, Fernando Biasi do Monte  e  GOMES, Paulo César. APLICATIVO ANDROID COMO FACILITADOR DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: O QUE PENSAM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.534-550. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8657566.

O uso adequado e a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio (TIMS) pode favorecer, de modo significativo, diferentes possibilidades no processo de ensino-aprendizagem-avaliação no ensino de Biologia. Nosso objetivo central neste texto foi investigar como estudantes de uma escola de Ensino Médio público percebem suas aprendizagens no componente curricular Biologia e a relação que estas têm com as TIMS, em especial, o uso do smartphone. Foi utilizado um questionário auto administrado, o qual foi aplicado na presença do pesquisador, respondido por 220 participantes. Os resultados demonstraram que mais de 97% dos estudantes possuem acesso às TIMS, mais de 60% usam os smartphones por mais de seis horas/dia, e 75% deles declararam gostar dos conteúdos biológicos. Contudo, o uso das TIMS, com finalidade pedagógica na sala de aula, é negado ou negligenciado por professores de Biologia.

Palavras-chave : Ensino de Biologia; Percepções dos alunos; Mobile learning.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )