SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2BIOLOGY APP AS A MEDIATOR OF SCIENCE EDUCATION: WHAT DO HIGH SCHOOL STUDENTS THINK? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

REIS, Rafaela Menezes da Silva; LEITE, Bruno Silva  and  LEAO, Marcelo Brito Carneiro. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ENVOLVIDAS NO USO DAS TIC: O QUE OS PROFESSORES DIZEM SOBRE SEU USO EM SALA DE AULA?. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.2, pp.551-571. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8657601.

Comunicação fluente, sólidos conhecimentos relacionados à disciplina que leciona, boa didática e uso de estratégias de ensino eficazes são considerados essenciais para um bom professor. Em relação às estratégias didáticas existentes e considerando a era da tecnologia, é importante que se discuta como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são incorporadas nas práticas pedagógicas e quais estratégias são utilizadas em sala de aula. Para isso, este trabalho teve como objetivo analisar, através de entrevistas, as estratégias didáticas envolvidas no uso das TIC por três professores do curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal brasileira. As entrevistas foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que todos os docentes utilizam as TIC em sala de aula, porém somente em uma disciplina os alunos elaboram materiais digitais e planejam aulas com recursos disponíveis na Internet, discutindo especificamente sobre o uso das TIC.

Keywords : Estratégias didáticas; TIC; Práticas pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )