SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3INTERCULTURALITY, MIGRATION AND EDUCATION IN THE CONTEMPORARY WORLDMIGRANTS, REFUGEES AND EDUCATION IN SPAIN AT THE UNIVERSITY FIESTA DE LA CIENCIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

POZZER, Adecir  and  MOURA, Rosana Silva de. SENTIDOS DE ESPACIALIDADE COMO DIMENSÃO FORMATIVA: UMA INCURSÃO FILOSÓFICA NO FENÔMENO DAS MIGRAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.592-604. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664094.

Este ensaio aborda sentidos de espacialidade como uma dimensão formativa seja na academia seja em relação ao fenômeno das migrações. Partimos da compreensão de estarmos desde sempre situados hermeneuticamente e isto tem como base fundamental a espacialidade. Em termos da fenomenologia hermenêutica a espacialidade conjuga espaço e tempo de modo próprio, porquanto se orienta pelo sentido de ser-no-mundo. Nosso propósito é o de pensar alguns aspectos deste fenômeno considerando este exercício filosófico-conceitual já como exercício de pensamento de caráter formativo. Logo, as questões fundamentais são: Em que medida uma via de acesso filosófico-conceitual pode ser formativa? O que nos faz pensar?

Keywords : Espacialidade; Migrações; Dimensão formativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )