SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3INTERCULTURALIDAD, MIGRACIÓN Y EDUCACIÓN EN EL MUNDO CONTEMPORÁNEOEMIGRANTES, REFUGIADOS Y EDUCACIÓN EN ESPAÑA EN LA FIESTA DE LA CIENCIA DE LA UNIVERSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

POZZER, Adecir  y  MOURA, Rosana Silva de. SENTIDOS DE ESPACIALIDADE COMO DIMENSÃO FORMATIVA: UMA INCURSÃO FILOSÓFICA NO FENÔMENO DAS MIGRAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.592-604. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664094.

Este ensaio aborda sentidos de espacialidade como uma dimensão formativa seja na academia seja em relação ao fenômeno das migrações. Partimos da compreensão de estarmos desde sempre situados hermeneuticamente e isto tem como base fundamental a espacialidade. Em termos da fenomenologia hermenêutica a espacialidade conjuga espaço e tempo de modo próprio, porquanto se orienta pelo sentido de ser-no-mundo. Nosso propósito é o de pensar alguns aspectos deste fenômeno considerando este exercício filosófico-conceitual já como exercício de pensamento de caráter formativo. Logo, as questões fundamentais são: Em que medida uma via de acesso filosófico-conceitual pode ser formativa? O que nos faz pensar?

Palabras clave : Espacialidade; Migrações; Dimensão formativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )