SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3INTERCULTURALIDADE, MIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO NO MUNDO COMTEMPORÂNEOIMIGRANTES, REFUGIADOS E EDUCAÇÃO NA ESPANHA NA FESTA DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

POZZER, Adecir  e  MOURA, Rosana Silva de. SENTIDOS DE ESPACIALIDADE COMO DIMENSÃO FORMATIVA: UMA INCURSÃO FILOSÓFICA NO FENÔMENO DAS MIGRAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.592-604. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664094.

Este ensaio aborda sentidos de espacialidade como uma dimensão formativa seja na academia seja em relação ao fenômeno das migrações. Partimos da compreensão de estarmos desde sempre situados hermeneuticamente e isto tem como base fundamental a espacialidade. Em termos da fenomenologia hermenêutica a espacialidade conjuga espaço e tempo de modo próprio, porquanto se orienta pelo sentido de ser-no-mundo. Nosso propósito é o de pensar alguns aspectos deste fenômeno considerando este exercício filosófico-conceitual já como exercício de pensamento de caráter formativo. Logo, as questões fundamentais são: Em que medida uma via de acesso filosófico-conceitual pode ser formativa? O que nos faz pensar?

Palavras-chave : Espacialidade; Migrações; Dimensão formativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )