SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3THE MEANINGS OF SPATIALITY AS FORMATIVE DIMENSION: A PHILOSOPHICAL INCURSION IN THE MIGRATION PHENOMENONCHALLENGES AND OPPORTUNITIES OF THE EDUCATIONAL SYSTEM IN THE FACE OF IMMIGRATION AND CULTURAL DIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

DIAZ, José María Hernández. IMIGRANTES, REFUGIADOS E EDUCAÇÃO NA ESPANHA NA FESTA DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.605-625. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664057.

Neste artigo se analisa, a partir de códigos próximos do pensamento hermenêutico, uma seleção muito representativa de discursos proferidos em diferentes universidades espanholas em um momento especial que é o dia de abertura do ano letivo (no denominado Festival da Ciência), nos últimos 80 anos. Os seletos oradores estudados são catedráticos de sua especialidade no âmbito das ciências sociais, o que demostra um forte simbolismo de poder e autoridade intelectual, pois abordam os problemas sociais e educacionais dos imigrantes e refugiados quando chegam na Espanha. A reflexão principal extraída dos discursos inaugurais conduz à aposta por uma educação intercultural e de acolhida de imigrantes e refugiados, e pelo compromisso que sugerem às universidades para contribuir na mitigação ou resolução dos conflitos derivados e não resolvidos, da imigração em massa e seu estabelecimento em determinadas áreas geográficas espanholas.

Keywords : Imigrantes; Refugiados; Educação Intercultural; Espanha; Festa da Ciência; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )