SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3SENTIDOS DE ESPACIALIDADE COMO DIMENSÃO FORMATIVA: UMA INCURSÃO FILOSÓFICA NO FENÔMENO DAS MIGRAÇÕESDESAFIOS E OPORTUNIDADES DO SISTEMA EDUCACIONAL DIANTE DA IMIGRAÇÃO E DA DIVERSIDADE CULTURAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

DIAZ, José María Hernández. IMIGRANTES, REFUGIADOS E EDUCAÇÃO NA ESPANHA NA FESTA DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.605-625. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664057.

Neste artigo se analisa, a partir de códigos próximos do pensamento hermenêutico, uma seleção muito representativa de discursos proferidos em diferentes universidades espanholas em um momento especial que é o dia de abertura do ano letivo (no denominado Festival da Ciência), nos últimos 80 anos. Os seletos oradores estudados são catedráticos de sua especialidade no âmbito das ciências sociais, o que demostra um forte simbolismo de poder e autoridade intelectual, pois abordam os problemas sociais e educacionais dos imigrantes e refugiados quando chegam na Espanha. A reflexão principal extraída dos discursos inaugurais conduz à aposta por uma educação intercultural e de acolhida de imigrantes e refugiados, e pelo compromisso que sugerem às universidades para contribuir na mitigação ou resolução dos conflitos derivados e não resolvidos, da imigração em massa e seu estabelecimento em determinadas áreas geográficas espanholas.

Palavras-chave : Imigrantes; Refugiados; Educação Intercultural; Espanha; Festa da Ciência; Universidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )