SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3IMIGRANTES, REFUGIADOS E EDUCAÇÃO NA ESPANHA NA FESTA DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADEO PROCESSO DA MIGRAÇÃO EM RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES IMIGRANTES NA ESPANHA: INTEGRANTES A LEVAR EM CONTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RODRIGUEZ, Pedro Garrido. DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO SISTEMA EDUCACIONAL DIANTE DA IMIGRAÇÃO E DA DIVERSIDADE CULTURAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.626-640. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664049.

Este artigo surge da participação no II Colóquio Internacional de Educação e Interculturalidade, realizado em abril de 2019 na Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca. Ele aborda três questões-chave em nosso sistema educacional atual. As primeiras são as variáveis ??que intervêm no processo de migração no que diz respeito à educação dos alunos imigrantes. Um processo que depende de fatores muito diversos que vão além da educação, como o acesso aos serviços fundamentais do Estado de bem-estar em igualdade de condições ou as características socioeconômicas da família. Em segundo lugar, analisa-se a situação atual dos alunos imigrantes, marcada por uma baixa escolaridade nas fases pós-obrigatórias, uma taxa de repetência do ensino médio e baixas expectativas socioeconômicas. Algo que nosso sistema educacional deve inexoravelmente resolver em cumprimento a sua função de possibilitar a integração, o progresso e a promoção social. Isso nos leva à terceira questão: a resposta que os sistemas educacionais devem oferecer aos alunos imigrantes. Isso deve passar sempre pela promoção de um modelo intercultural em todos os momentos, na educação e na sociedade. Ou seja, um modelo que ofereça soluções às necessidades específicas dos alunos que o compõem, que possibilite a igualdade de oportunidades e que garanta uma educação padronizada, inclusiva e de qualidade, gerando interação e enriquecimento mútuo dos seus alunos através das metodologias ativas e aprendizagem cooperativa.

Palavras-chave : Imigração; Diversidade cultural; Educação; Interculturalidade; Educação intercultural; Sistema educativo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )