SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3CHALLENGES AND OPPORTUNITIES OF THE EDUCATIONAL SYSTEM IN THE FACE OF IMMIGRATION AND CULTURAL DIVERSITYCRITICAL INTERCULTURAL EDUCATION AND ITS POTENTIALITIES FOR ANOTHER SCHOOL MANAGEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FRADES, Santiago Esteban  and  URENA, Carmen Romero. O PROCESSO DA MIGRAÇÃO EM RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES IMIGRANTES NA ESPANHA: INTEGRANTES A LEVAR EM CONTA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.641-657. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664152.

As migrações se constituem em um problema de orden mundial não resolvido. Uma visão unicamente educativa do assunto seria insuficiente, é necessário levar em consideração outras questões como a permanência legal, o trabalho, a moradia, a saúde, o idioma, o exercício cultural e religioso, a participação social. Se analisa a situação da escolarização dos estudantes imigrantes desde o ponto de vista jurídico, pedagógico e documental. Existe o direito à educação para o estudante imigrante, mas produzem-se dificuldades para a sua integração escolar, como alguns rendimentos curriculares baixos, a concentração desses estudantes em certas escolas, certo rechaço aos imigrantes, falta preparação dos professores para dar uma resposta adequada. A escolarização em nosso país não apresenta graves problemas e se oferece em condições dignas, mas há aspectos a melhorar. Como respostas a esta problemática, é necessário aprofundar na educação intercultural e inclusiva tal como é concebida pelos organismos internacionais, principalmente a UNESCO.

Keywords : Sistemas educativos; Estudantes; Imigração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )