SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO SISTEMA EDUCACIONAL DIANTE DA IMIGRAÇÃO E DA DIVERSIDADE CULTURALEDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E SUAS POTENCIALIDADES PARA OUTRA GESTÃO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FRADES, Santiago Esteban  e  URENA, Carmen Romero. O PROCESSO DA MIGRAÇÃO EM RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES IMIGRANTES NA ESPANHA: INTEGRANTES A LEVAR EM CONTA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.641-657. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664152.

As migrações se constituem em um problema de orden mundial não resolvido. Uma visão unicamente educativa do assunto seria insuficiente, é necessário levar em consideração outras questões como a permanência legal, o trabalho, a moradia, a saúde, o idioma, o exercício cultural e religioso, a participação social. Se analisa a situação da escolarização dos estudantes imigrantes desde o ponto de vista jurídico, pedagógico e documental. Existe o direito à educação para o estudante imigrante, mas produzem-se dificuldades para a sua integração escolar, como alguns rendimentos curriculares baixos, a concentração desses estudantes em certas escolas, certo rechaço aos imigrantes, falta preparação dos professores para dar uma resposta adequada. A escolarização em nosso país não apresenta graves problemas e se oferece em condições dignas, mas há aspectos a melhorar. Como respostas a esta problemática, é necessário aprofundar na educação intercultural e inclusiva tal como é concebida pelos organismos internacionais, principalmente a UNESCO.

Palavras-chave : Sistemas educativos; Estudantes; Imigração.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )