SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3EL PROCESO DE LA MIGRACIÓN EN RELACIÓN CON LA EDUCACIÓN DEL ALUMNADO INMIGRANTE EN ESPAÑA: INTEGRANTES PARA TENER EN CUENTAORALIDAD EN LA CONSTRUCCIÓN DE UN ETHOS EDUCATIVO KAINGANG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

KUNRATH, Zenaide Borre  y  CECCHETTI, Elcio. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA E SUAS POTENCIALIDADES PARA OUTRA GESTÃO ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.658-676. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664215.

No intento de contribuir para a transformação intercultural da gestão escolar, este trabalho tem como objetivo compreender como gestores escolares de três escolas públicas situadas no município de Chapecó/SC concebem, narram e se posicionam frente a problemáticas decorrentes da relação entre os(as) diferentes no cotidiano escolar. A investigação é de abordagem qualitativa e mobilizou dois tipos de pesquisa: a bibliográfica, especialmente de autores do campo da interculturalidade crítica; e de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, orientadores e professores das escolas estudadas. Inicialmente, o trabalho conceitua educação intercultural crítica para destacar suas potencialidades para outra gestão escolar. No segundo tópico, propõe alguns princípios para uma gestão intercultural da escola. Por fim, analisa os dados coletados a partir do referencial teórico adotado. Os resultados indicam que a educação intercultural crítica se apresenta como uma possibilidade para a gestão da diversidade em instituições complexas e diversas como a escola pública. Apontam a necessidade de uma política pública que estimule o reconhecimento dos diferentes, problematize relações desiguais de poder e criem condições efetivas para o exercício do diálogo. Conclui que existem muitas ações e intenções positivas em curso nas escolas estudadas, porém insuficientes para superar uma cultura escolar assentada nos paradigmas da exclusão, padronização e monoculturalidade.

Palabras clave : Gestão escolar; Educação intercultural crítica; Escola pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )