SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3EDUCACIÓN INTERCULTURAL CRÍTICA Y SUS POTENCIALIDADES PARA OTRA GESTIÓN ESCOLARCUERPOS EN DISPUTA, TERRITORIOS A CONQUISTAR: MUJERES EN EL RUGBY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PIOVEZANA, Leonel; DILL, Fernanda Machado; BATTESTIN, Cláudia  y  TEDESCO, Anderson Luiz. A ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UM ETHOS EDUCATIVO KAINGANG. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.677-696. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8664214.

A discussão central deste artigo, parte da reflexão sobre a constituição do ethos educativo Kaingang. Trata-se, portanto, de avaliar as relações que constituíram o ethos histórico, marcadas por intensas e violentas interações e contínuos projetos de dominação com os povos originários. Para tanto, a discussão teórica ocorre a partir do ethos histórico, cultural e comunitário, pois busca-se evidenciar os conhecimentos construídos a partir da tradição oral nas comunidades Kaingang, adotando a metodologia da história oral. Este estudo objetiva compreender como o ethos dos povos originários pode ser um lugar de aconchego, de motivos ancestrais, de princípios educativos que regem a vida, neste caso, dos povos Kaingang. Destaca-se entre os resultados que a constituição de um ethos educativo Kaingang, consiste em assegurar seu protagonismo, autonomia e sentido comunitário na construção do diálogo, respeito e reconhecimento ao ethos da pluralidade.

Palabras clave : Ethos educativo; Povos Originários; Kaingang.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )