SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3BODIES IN DISPUTE, WINNING TERRITORIES: WOMEN IN RUGBYCOMPREHENSIVE EDUCATION IN HIGH SCHOOL: A STUDY OF NATIONAL LEGISLATIONS AND CURRICULUM GUIDELINES IN BRAZIL, CHILE AND ARGENTINA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NASCIMENTO, Ivany Pinto  and  NASCIMENTO, Lourival. JOVENS CEGOS TATEANDO OS SEUS PROJETOS DE VIDA UM ESTUDO SOBRE SUAS REPRESENTAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.716-738. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657625.

O artigo objetiva apresentar os resultados parciais do estudo desenvolvido no período de 2017 a 2018, com os seguintes questionamentos: como os jovens com cegueira que moram na Amazônia paraense, região Norte do País, compartilham conhecimentos sobre seus Projetos de Vida e qual a importância que atribuem à escola para a realização desses projetos? Trata de uma pesquisa de abordagem processual, do campo teórico e metodológico das Representações Sociais. O instrumento utilizado foi a entrevista com roteiro preestabelecido em forma de temáticas sobre o projeto de vida. Os sujeitos entrevistados foram 10 jovens cegos estudantes, distribuídos igualmente entre jovens do sexo feminino e jovens do sexo masculino na faixa etária entre 15 a 29 anos, vinculados a Unidade Técnica Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (UTES JAA). A Análise de Conteúdo de Bardin (1997) foi utilizada para identificar o pensamento consensual de jovens cegos sobre seus projetos de vida. Os resultados parciais apontam o seguinte: que as representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o projeto de vida que transitam entre Educação, Trabalho; que a escola, sem ressignificar a racionalidade com a qual materializa o processo de ensino-aprendizagem, passa a representar um obstáculo tanto na inclusão escolar quanto na realização de seus projetos de vida.

Keywords : Juventude; Diversidade; Representações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )