SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3COMPREHENSIVE EDUCATION IN HIGH SCHOOL: A STUDY OF NATIONAL LEGISLATIONS AND CURRICULUM GUIDELINES IN BRAZIL, CHILE AND ARGENTINASCHOOL OF UGLY PEOPLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PIEDADE, João  and  DOROTEA, Nuno. VALIDAÇÃO DA ESCALA DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA GESTÃO ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.757-775. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657850.

O presente artigo relata o processo de validação de uma escala de frequência na utilização das tecnologias digitais pelos diretores de escolas Portuguesas nas suas práticas profissionais. A escala em questão foi desenvolvida pelos autores e previamente validada junto a 3 especialistas em gestão e administração escolar, e posteriormente aplicada à amostra constituída por 133 diretores de escolas do ensino básico e secundário português. A qualidade métrica da escala foi avaliada pela análise de três indicadores: (i) a sensibilidade dos itens mediante o cálculo dos valores da assimetria e da curtose, (ii) a validade recorrendo à análise fatorial exploratória com rotação varimax, e (iii) a consistência interna por meio do cálculo do alpha de Cronbach. Os resultados são reveladores de boa qualidade métrica da escala, o que poderá permitir a sua utilização com um grau de confiança favorável.

Keywords : Escala de utilização das tecnologias digitais na gestão escolar; Diretores escolares; Tecnologias digitais na educação; Gestão escolar; Análise fatorial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )