SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3FORMACIÓN INTEGRAL HUMANA EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA: UN ESTUDIO DE LEGISLACIONES NACIONALES Y DIRECTRICES CURRICULARES EN BRASIL, CHILE Y ARGENTINAESCUELA DE GENTE FEA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PIEDADE, João  y  DOROTEA, Nuno. VALIDAÇÃO DA ESCALA DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA GESTÃO ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.757-775. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657850.

O presente artigo relata o processo de validação de uma escala de frequência na utilização das tecnologias digitais pelos diretores de escolas Portuguesas nas suas práticas profissionais. A escala em questão foi desenvolvida pelos autores e previamente validada junto a 3 especialistas em gestão e administração escolar, e posteriormente aplicada à amostra constituída por 133 diretores de escolas do ensino básico e secundário português. A qualidade métrica da escala foi avaliada pela análise de três indicadores: (i) a sensibilidade dos itens mediante o cálculo dos valores da assimetria e da curtose, (ii) a validade recorrendo à análise fatorial exploratória com rotação varimax, e (iii) a consistência interna por meio do cálculo do alpha de Cronbach. Os resultados são reveladores de boa qualidade métrica da escala, o que poderá permitir a sua utilização com um grau de confiança favorável.

Palabras clave : Escala de utilização das tecnologias digitais na gestão escolar; Diretores escolares; Tecnologias digitais na educação; Gestão escolar; Análise fatorial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )