SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES E ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS NO BRASIL, CHILE E ARGENTINAESCOLA DE GENTE FEIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PIEDADE, João  e  DOROTEA, Nuno. VALIDAÇÃO DA ESCALA DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA GESTÃO ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.757-775. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657850.

O presente artigo relata o processo de validação de uma escala de frequência na utilização das tecnologias digitais pelos diretores de escolas Portuguesas nas suas práticas profissionais. A escala em questão foi desenvolvida pelos autores e previamente validada junto a 3 especialistas em gestão e administração escolar, e posteriormente aplicada à amostra constituída por 133 diretores de escolas do ensino básico e secundário português. A qualidade métrica da escala foi avaliada pela análise de três indicadores: (i) a sensibilidade dos itens mediante o cálculo dos valores da assimetria e da curtose, (ii) a validade recorrendo à análise fatorial exploratória com rotação varimax, e (iii) a consistência interna por meio do cálculo do alpha de Cronbach. Os resultados são reveladores de boa qualidade métrica da escala, o que poderá permitir a sua utilização com um grau de confiança favorável.

Palavras-chave : Escala de utilização das tecnologias digitais na gestão escolar; Diretores escolares; Tecnologias digitais na educação; Gestão escolar; Análise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )