SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3ESCUELA DE GENTE FEA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

NICOLETE, Priscila C.; CRISTIANO, Marta A. da S.; SANTOS, Aline C. dos  y  TAROUCO, Liane M. R.. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA: ANÁLISE SOBRE SUA IMPORTÂNCIA, TENDÊNCIAS E DESAFIOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.3, pp.794-815. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i3.8657915.

Os recursos tecnológicos cada dia mais inovadores impulsionam a sociedade ao progresso constante e pressionam a construção de um novo paradigma no âmbito educacional. Este artigo objetiva trazer à tona uma reflexão sobre as tendências tecnológicas para os processos de ensino e aprendizagem, bem como as tendências e desafios que a integração tecnológica representa na educação básica pública brasileira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise documental se contextualiza a importância da informática na educação. Os resultados apresentam que, apesar dos recursos tecnológicos estimularem o auto aprendizado, a postura crítica, a inserção do estudante no mercado, e a agilidade no trabalho docente, há ainda uma lacuna na realização de atividades envolvendo o pensamento computacional devido aos desafios encontrados.

Palabras clave : Educação básica; Educação Pública; Tecnologia Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )