SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4EVALUACIÓN DE LA INTERFERENCIA DE UN ENFOQUE EDUCATIVO SOBRE EL USO DE TELÉFONOS INTELIGENTES POR ESTUDIANTES DE MAESTRÍA EN EL ÁREA DE SALUD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos; MARTINS, Analice de Oliveira  y  SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. PERSPECTIVA DOS FORMADORES: INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TICs EM LICENCIATURAS DE LETRAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.818-842. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8657993.

Ao considerar que as Tecnologias de Informação e Comunicação, suas mediações e linguagens, impulsionam desafios para os processos formativos, o artigo ambienta as reflexões a partir da necessidade de conhecer como temáticas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e seus desdobramentos (Cultura midiática, Cultura digital) são inseridas nas licenciaturas, sob a perspectiva da Midiaeducação. Para isso, investiga-se a abordagem curricular da Educação para as mídias em licenciaturas dos cursos de Letras (Português-Literaturas) por meio das três dimensões midiaeducativas: metodológico-instrumental, crítica e expressivo-produtiva; nas seguintes Instituições de Ensino Superior (IES) públicas: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), com aplicação de questionários direcionados aos coordenadores do curso e professores das disciplinas sobre temáticas relacionadas às TICs. Os resultados constataram que temáticas das TICs são ainda pouco exploradas nas licenciaturas, seguindo uma inserção curricular disciplinar com viés metodológico e crítico, algo marginalizado e fora do eixo central de formação. Outros fatores apontados foram ausência de infraestrutura em TICs e de incentivo para a formação continuada dos professores das IES. Assim, a pesquisa evidencia condições que desfavorecem uma formação inicial de professor em diálogo com desafios da Cultura digital.

Palabras clave : Educação midiática; Formação de professor; Cultura digital; Tecnologia de Informação e Comunicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )