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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LOUREIRO, Luciana Drumond; SOUZA, Luciane Zanin de  e  FLORIO, Flávia Martão. AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE UMA ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE O USO DO SMARTPHONE POR MESTRANDOS DA ÁREA DA SAÚDE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.843-862. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658174.

O objetivo deste estudo experimental longitudinal foi avaliar a interferência de uma abordagem educativa no padrão de uso do smartphone e dependência de internet por mestrandos da área da saúde. A amostra foi composta por 18 mestrandos em Saúde Coletiva. Foram utilizados um aplicativo de smartphone (UBhind) que verificou o padrão de uso deste e dois questionários: socioeconômico e o Teste de Dependência de Internet (TDI). Os dados foram coletados em sala de aula em três momentos diferentes (T0, T1, T2). No início do módulo de aula T1, houve uma abordagem educativa sobre o uso do smartphone, risco de dependência de internet e prejuízos. Realizaram-se análises descritivas para as variáveis e modelos lineares generalizados para medidas repetidas no tempo, nível de significância de 5%. Encontraram-se: uso de smartphone médio de 4,4h (T0), 4h (T1) e 4,5h (T2); frequência de checagem de 92,3 vezes (T0), 86,3 (T1) e 90,5 (T2); pico de uso à noite; e, nos smartphones (Android), o WhatsApp foi o aplicativo mais utilizado, totalizando 45% do tempo no smartphone, enquanto o uso mínimo de internet representou 75%. O TDI apresentou aumento de 42,9% (T0) para 50% (T2) de usuários sem risco de dependência, porém, a porcentagem de usuários problemáticos (médio e alto risco) se manteve em 14,3%. Concluiu-se que a abordagem educativa realizada não foi suficiente para alterar o padrão de uso do smartphone nem para reduzir a quantidade de usuários problemáticos de internet.

Palavras-chave : Telefone; Internet; Vícios; Saúde e educação.

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