SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4EVALUATION OF THE INTERFERENCE OF AN EDUCATIONAL APPROACH ON THE USE OF SMARTPHONE BY MASTERS IN THE HEALTH AREAAPPLICABILITY AND BENEFITS OF SOFTWARE AND SIMULATORS IN TEACHING LEARNING PROCESSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PEREZ, Carmen Lucia Vidal; FERREIRA, Helen Pereira  and  BARBOSA, Marcele Cristina Teixeira. EXISTÊNCIAS MÍNIMAS: TRAPAÇARIAS DE UM OLHAR AÍ. AS PRÁTICAS DE UM CORPO SEM ÓRGÃOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.863-881. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658267.

Buscamos fomentar alguns apontamentos em torno da questão levantada por Deleuze e Guattari sobre um corpo-sem-órgãos. Tal conceito tem como inspiração o trabalho de Antonin Arthaud e nega a pressão de um corpo organizado. Trata-se da experiência fotográfica de Zazu, um menino “autista” de oito anos, que não faz uso da linguagem verbal de maneira funcional. Cartografamos as experiências de Zazu com a câmera fotográfica. Ao deslocar o olhar para as imagens produzidas por Zazu, perdemos a configuração humana “adquirida” como ideal. As imagens de Zazu nos remetem a refletir sobre como reagimos a esse turbilhão de imagens-clichês. Suas imagens desarranjam nossos discursos sobre as coisas e os seres altamente representativos; há, em suas fotografias a potência do corte do todo em partes e da retenção do efêmero, um olhar vago, um olhar que desloca o corpo-self para o corpo “asimbólico”, corpo-sem-órgãos cheio de um “olhar aí...”

Keywords : Corpo sem órgãos; Existências mínimas; Imagens; Autismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )