SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4EXISTÊNCIAS MÍNIMAS: TRAPAÇARIAS DE UM OLHAR AÍ. AS PRÁTICAS DE UM CORPO SEM ÓRGÃOSCINEMA FEITO POR MULHERES FIGURANDO GÊNEROS NO CINEMA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CELESTINO, Marcelo Salvador  e  VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira. APLICABILIDADE E BENEFÍCIOS DE SOFTWARES E SIMULADORES EM PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.882-904. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658342.

O objetivo deste artigo foi o de identificar a aplicabilidade e benefícios de softwares, processos de simulação e simuladores para a prática educacional em diferentes contextos. O texto aqui apresentado integrou a fundamentação teórica e viabilizou a dissertação de mestrado intitulada “Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia”. A literatura consultada evidencia a aplicabilidade da simulação e suas vertentes em diferentes áreas, como gestão, indústria, automobilística, militar, Saúde, dentre outras, com enfoque educacional. Os benefícios descritos na literatura referem-se à aquisição de habilidades, ao desenvolvimento de competências, à repetição exaustiva de uma atividade sem prejuízos ou riscos a pacientes, ao baixo custo, dentre outros, por meio de softwares e simuladores, e salientam o uso destes como ferramentas de apoio ao docente para o ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Educação; Software; Técnicas de Simulação; Educação pelas mídias; Tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )