SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4SCHOOL PROBLEMS, MEDICALIZATION AND SINGULARITIES OF ADOLESCENTS: CONTRIBUTIONS OF PSYCHOANALYTIC RESEARCH/ INTERVENTIONTHE EMERGENCE OF THE NOTION OF NEW TECHNOLOGIES AT OECD CENTRE FOR EDUCATIONAL RESEARCH AND INNOVATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

NUNES, Mário Luiz Ferrari  and  BOSCARIOL, Marina Contarini. A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONSTRUÇÃO DE VERDADES E ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.946-963. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658618.

Este texto objetiva localizar as tecnologias de regulação docente, a fim de potencializar saídas para uma compreensão (pelo próprio sujeito) do lugar da docência produzida pela racionalidade política neoliberal. Utiliza como instrumento metodológico o grupo de discussão, realizado com quatro professores de Educação Física em atuação na Educação Básica e formados pela mesma instituição. Toma como operador conceitual de análise as noções de técnicas de si e de cuidado de si, formuladas por Michel Foucault. As análises efetuadas indicam a força de discursos pedagógicos da Educação e da Educação Física na constituição da subjetividade docente e responsável por fazer com que os professores produzam narrativas sobre si mesmos no campo de atuação, orientadas, principalmente, pelo neoliberalismo. A partir desse debate, este artigo também dá alguns passos no sentido de pensar outras formas de se constituir docente no exercício da profissão.

Keywords : Educação Física; Ensino; Docência; Neoliberalismo e Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )