SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4PROBLEMAS ESCOLARES, MEDICALIZACIÓN Y SINGULARIDADES DE LOS ADOLESCENTES: CONTRIBUCIONES DE LA INVESTIGACIÓN/INTERVENCIÓN PSICOANALÍTICALA EMERGENCIA DE LA NOCIÓN DE NUEVAS TECNOLOGÍAS EN EL CENTRO PARA LA INVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN EDUCATIVAS DE LA OCDE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

NUNES, Mário Luiz Ferrari  y  BOSCARIOL, Marina Contarini. A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONSTRUÇÃO DE VERDADES E ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.946-963. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658618.

Este texto objetiva localizar as tecnologias de regulação docente, a fim de potencializar saídas para uma compreensão (pelo próprio sujeito) do lugar da docência produzida pela racionalidade política neoliberal. Utiliza como instrumento metodológico o grupo de discussão, realizado com quatro professores de Educação Física em atuação na Educação Básica e formados pela mesma instituição. Toma como operador conceitual de análise as noções de técnicas de si e de cuidado de si, formuladas por Michel Foucault. As análises efetuadas indicam a força de discursos pedagógicos da Educação e da Educação Física na constituição da subjetividade docente e responsável por fazer com que os professores produzam narrativas sobre si mesmos no campo de atuação, orientadas, principalmente, pelo neoliberalismo. A partir desse debate, este artigo também dá alguns passos no sentido de pensar outras formas de se constituir docente no exercício da profissão.

Palabras clave : Educação Física; Ensino; Docência; Neoliberalismo e Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )