SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4PROBLEMAS ESCOLARES, MEDICALIZAÇÃO E SINGULARIDADES DE ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA/INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICAA EMERGÊNCIA DA NOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO CENTRO PARA PESQUISA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL DA OCDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NUNES, Mário Luiz Ferrari  e  BOSCARIOL, Marina Contarini. A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOBRE A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONSTRUÇÃO DE VERDADES E ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.946-963. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658618.

Este texto objetiva localizar as tecnologias de regulação docente, a fim de potencializar saídas para uma compreensão (pelo próprio sujeito) do lugar da docência produzida pela racionalidade política neoliberal. Utiliza como instrumento metodológico o grupo de discussão, realizado com quatro professores de Educação Física em atuação na Educação Básica e formados pela mesma instituição. Toma como operador conceitual de análise as noções de técnicas de si e de cuidado de si, formuladas por Michel Foucault. As análises efetuadas indicam a força de discursos pedagógicos da Educação e da Educação Física na constituição da subjetividade docente e responsável por fazer com que os professores produzam narrativas sobre si mesmos no campo de atuação, orientadas, principalmente, pelo neoliberalismo. A partir desse debate, este artigo também dá alguns passos no sentido de pensar outras formas de se constituir docente no exercício da profissão.

Palavras-chave : Educação Física; Ensino; Docência; Neoliberalismo e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )