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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SOSSAI, Fernando Cesar. A EMERGÊNCIA DA NOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO CENTRO PARA PESQUISA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL DA OCDE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.964-982. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658786.

Como a noção de novas tecnologias emergiu no âmbito do Centro para Pesquisa e Inovação Educacional (CERI) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)? Quais aproximações foram construídas entre essa noção e a educação? Essas são as questões que animam este escrito. O texto está organizado em duas partes. Na primeira, além de apresentar uma caracterização das instâncias de gestão da OCDE, discuto como se deu a articulação entre educação e tecnologias durante o processo de constituição do CERI (1968-1971). Em seguida, por meio da interpretação de fontes coletadas na OECD Library & Archives (Paris), analiso como a noção de novas tecnologias historicamente emergiu no CERI de maneira associada a perspectivas de futuro sobre trabalho, emprego e políticas internacionais de educação.

Palabras clave : OCDE; Tecnologia e educação; Políticas de educação.

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