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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RIBEIRO, Andrea Porto  e  CAMPOS, Vanesssa Therezinha Bueno. REPRESENTAÇÕES DE DOCENTES SOBRE ALUNOS(AS) DAS CLASSES POPULARES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.983-1002. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658818.

Nesse artigo apresentamos reflexões oriundas de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 2015 a 2017, na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado, da Universidade Federal de Uberlândia, cujos objetivos encontram-se vinculados à luta pela Educação Pública com qualidade e socialmente referenciada, a favor das classes populares. Com base nos escritos de Freire (1987, 1996), de Brandão (1983), de Novais (2002), de Streck (2008, 2009) relativos a escolarização das classes populares no Brasil; de Sacristán (2005) sobre construção social do aluno(a); de Oliveira (2002); de Kuhlmann (2015) dentre outros, a respeito de educação e infância, e nas proposições de Moscovici (1961, 2007) e de Alves-Mazzotti (2008, 2010) sobre a Teoria das Representações Sociais, analisamos as representações dos(as) professores(as) da Educação Infantil sobre estudantes das classes populares de escolas da rede municipal de Uberlândia – MG, destacando elementos que exemplificam seus sentidos e significados. Optamos dessa forma, por compreender os sistemas de referência mediante a relação entre o campo teórico metodológico das Representações Sociais articulados ao legado da Educação Popular. Esperamos, por conseguinte, contribuir para esclarecer aspectos sobre as oportunidades de escolarização das classes populares, especialmente aquelas relativas às representações de docentes sobre alunos(as) e a possibilidade de efetivação do acesso e permanência a Educação formal como direito humano.

Palavras-chave : Classes populares; Infância; Representações sociais.

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