SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4REPRESENTACIONES DE PROFESORES SOBRE ESTUDIANTES DE CLASES POPULARESLA ALINEACIÓN ENTRE LEARNING ANALYTICS Y EL REGLAMENTO GENERAL DATA PROTECTION REGULATION: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

TENORIO, Nelson et al. O USO DO WHATSAPP COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1003-1021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658827.

A comunidade de prática (CoP) baseia-se na interação entre seus participantes, incentivando-os a participar de um diálogo permanente, compartilhando e disseminando conhecimento. Nesse contexto, a pesquisa teve como intuito analisar o compartilhamento da cultura organizacional, criando e aplicando o uso de uma CoP virtual no contexto de uma escola primária privada que utilizou o WhatsApp. Portanto, a metodologia utilizada é um estudo de caso, com objetivo qualitativo. Os métodos qualitativos apresentam uma análise dos sujeitos. Qualitativa porque oferece uma análise da participação dos sujeitos na CoP. Posteriormente, aplicou-se um questionário para verificar se o conhecimento dos participantes foi compartilhado na CoP. Os resultados demonstram que o compartilhamento de informações foi gerenciado de forma produtiva através do domínio dos sujeitos, participação e comprometimento dos sujeitos envolvidos.

Palabras clave : Comunidade; Consumo de Tecnologia; Administração da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )