SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4LA ALINEACIÓN ENTRE LEARNING ANALYTICS Y EL REGLAMENTO GENERAL DATA PROTECTION REGULATION: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATUREAPRENDIZAJE-SERVICIO: INTEGRACIÓN DE CONTENIDOS MORALES A LA REPRESENTACIÓN DE SÍ MISMO DE JÓVENES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

COSTA FILHO, Roraima Alves da  y  IAOCHITE, Roberto Tadeu. APRENDIZAGEM EM SAÚDE NA E DA ESCOLA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RESULTADO DE ESTUDOS NO BRASIL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1041-1060. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659314.

Na escola, professores acreditam que o tema saúde deve ser tratado pelos pares com formação inicial ligados à área. A formação continuada em serviço, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), pode ser uma estratégia para disseminar conhecimentos sobre o tema da saúde e alterar concepções e crenças sobre quem são os responsáveis por desenvolvê-lo na escola. Apesar de haver alguns estudos sobre o tema, é necessário conhecer de que modo obtêm seus resultados e quais os fatores que podem ser associados ao sucesso de um curso mediado por TDIC. Assim, esta revisão objetivou analisar criticamente os estudos levantados em relação aos resultados obtidos em cursos de formação continuada mediados por TDIC e fatores que se associaram à aprendizagem dos professores. Esta pesquisa de revisão, do tipo estado da arte, analisou 11 estudos sobre formação continuada de professores mediada por TDIC sobre o tema saúde na escola e encontrou que a aprendizagem se relacionou a três fatores: o pessoal (conhecimentos ligados ao conteúdo e a tecnologia), o comportamental (interação, engajamento e estratégias de aprendizagem), e o ambiental (estrutura e formatação do curso, e processos de tutoria). Compreende-se que a formação mediada por TDIC pode ser um elemento importante para o desenvolvimento dos professores, dos processos formativos e da qualidade de ensino na Educação Básica. Contudo, é necessário dispender maior atenção para o modo como ocorrem esses processos.

Palabras clave : Formação continuada de professores; Revisão de literatura; Educação a distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )