SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4O ALINHAMENTO ENTRE LEARNING ANALYTICS E A GENERAL DATA PROTECTION REGULATION: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAAPRENDIZAGEM POR PROJETOS SOCIAIS: INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS MORAIS À REPRESENTAÇÃO DE SI DE JOVENS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COSTA FILHO, Roraima Alves da  e  IAOCHITE, Roberto Tadeu. APRENDIZAGEM EM SAÚDE NA E DA ESCOLA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RESULTADO DE ESTUDOS NO BRASIL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1041-1060. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659314.

Na escola, professores acreditam que o tema saúde deve ser tratado pelos pares com formação inicial ligados à área. A formação continuada em serviço, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), pode ser uma estratégia para disseminar conhecimentos sobre o tema da saúde e alterar concepções e crenças sobre quem são os responsáveis por desenvolvê-lo na escola. Apesar de haver alguns estudos sobre o tema, é necessário conhecer de que modo obtêm seus resultados e quais os fatores que podem ser associados ao sucesso de um curso mediado por TDIC. Assim, esta revisão objetivou analisar criticamente os estudos levantados em relação aos resultados obtidos em cursos de formação continuada mediados por TDIC e fatores que se associaram à aprendizagem dos professores. Esta pesquisa de revisão, do tipo estado da arte, analisou 11 estudos sobre formação continuada de professores mediada por TDIC sobre o tema saúde na escola e encontrou que a aprendizagem se relacionou a três fatores: o pessoal (conhecimentos ligados ao conteúdo e a tecnologia), o comportamental (interação, engajamento e estratégias de aprendizagem), e o ambiental (estrutura e formatação do curso, e processos de tutoria). Compreende-se que a formação mediada por TDIC pode ser um elemento importante para o desenvolvimento dos professores, dos processos formativos e da qualidade de ensino na Educação Básica. Contudo, é necessário dispender maior atenção para o modo como ocorrem esses processos.

Palavras-chave : Formação continuada de professores; Revisão de literatura; Educação a distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )