SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4APRENDIZAJE ACERCA DE SAUDE EM E PARA LA ESCUELA MEDIADO POR TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN DIGITAL: RESULTADO DE ESTUDIOS EN BRASILLA UNIÓN DE LA CARICATURA CON LAS CURVAS DE BÉZIER. POSIBILIDADES PARA LA ENSEÑANZA DE COMPUTACIÓN GRÁFICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Marco Antonio Morgado da  y  ARAUJO, Ulisses. APRENDIZAGEM POR PROJETOS SOCIAIS: INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS MORAIS À REPRESENTAÇÃO DE SI DE JOVENS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1061-1078. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659662.

O objetivo do presente artigo é explorar se o envolvimento de jovens em ações morais, no contexto da metodologia da Aprendizagem por Projetos Sociais (Service-Learning), favorece a integração de conteúdos morais às suas representações de si. A pesquisa, de abordagem qualitativa e corte longitudinal, possui caráter exploratório e foi realizada com 19 jovens do sexo feminino, com média de 17 anos de idade, protagonistas de dois projetos sociais desenvolvidos como parte da grade curricular do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular localizada na cidade de São Paulo (Brasil). A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário aberto sobre representação de si antes e após os referidos projetos (pré e pós-teste), e a análise dos dados foi feita à luz da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Dezoito das 19 participantes da pesquisa ampliaram ou operaram mudanças na integração de conteúdos morais às suas representações de si. Dessas, 13 mencionaram o projeto social em suas representações de si e oito fizeram referência a novos conteúdos morais relacionados ao projeto. Em linhas gerais, os resultados sugerem que o protagonismo de jovens em intervenções sobre demandas sociais, mediante a metodologia da Aprendizagem por Projetos Sociais, pode favorecer a integração de conteúdos morais às suas representações de si, constituindo importante ferramenta para a educação em valores e para a cidadania.

Palabras clave : Identidade; Aprendizagem de valores; Educação moral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )