SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4SERVICE-LEARNING: INTEGRATION OF MORAL CONTENT ON YOUTH SELFREPRESENTATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

DIAS, Josimeire Machado  and  SANTOS, Tarsis de Carvalho. O ENTRELACE DA CARICATURA COM AS CURVAS DE BÉZIER. POSSIBILIDADES NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1079-1097. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8659701.

Este artigo tem como objetivo relatar uma Prática Pedagógica realizada com 28 alunos da disciplina Computação gráfica II, do curso de Design da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, realizada no segundo semestre de 2019, em Salvador/Bahia. As observações foram pautadas em uma abordagem qualitativa de cunho descritivo do tipo Relato de Experiência. A elaboração da Prática teve como motivação as dificuldades de ensino enfrentadas face ao delineamento das seis disciplinas de Computação gráfica do curso de Design que, ao se apresentarem como disciplinas subservientes às outras disciplinas do curso, provocaram um esvaziamento na apresentação de conteúdos considerados fundamentais para a atuação do designer. A Prática denominada “O entrelace da caricatura com as curvas de Bézier” contribuiu para uma mudança no processo de ensino e aprendizagem instituído na disciplina, apresentando como principais resultados o aumento da colaboração em sala de aula, protagonismo do aluno e do professor na troca de estratégias para além do sugerido, elaboração de produtos com maior comprometimento e a transcendência das produções em sala de aula para outros espaços que permitem a divulgação das atividades desenvolvidas no curso.

Keywords : Caricatura; Prática pedagógica; Computação gráfica; Design; Ensino de Computação gráfica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )