SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1CONTRADICTIONS OF YOUTH AND ADULT EDUCATION IN TIMES OF REMOTE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ALVES, Fabio Lopes; BARROS, Eduardo Portanova; ABREU, Claudia Barcelos de Moura  and  SCHROEDER, Tania Maria Rechia. A EDUCAÇÃO NA ERA DA INTERNET: ENTREVISTA COM MICHEL MAFFESOLI. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.4-13. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665214.

Michel Maffesoli, nascido em 14 de novembro de 1944 em Graissessac, na França, é um sociólogo apaixonado pelo Brasil e vem, com frequência, para debates que envolvem o atual e o cotidiano em um tempo que ele compreende como pós-moderno. Aluno de Gilbert Durand, assumiu a cadeira de Émile Durkheim na Sorbonne (Université de Paris-Descartes) em 1981, onde permaneceu até setembro de 2014. Atualmente, é professor emérito e membro honorário do Instituto Universitário da França ad vitam. Considera-se um pensador da pós- modernidade ou da contemporaneidade que procura evidenciar as mutações de fundo (a raiz da vida em conjunto), pois, para ele, a crise atual não é apenas econômica, mas “societal”. Nesta entrevista, o diálogo com Maffesoli se deu a partir de quatro eixos: 1) formação acadêmica; 2) compreensão do fenômeno educacional na contemporaneidade; 3) pesquisas realizadas; e 4) reflexões de aspectos políticos na contemporaneidade. A entrevista procurou evidenciar como o pensador francês trata das mudanças que a internet trouxe para o campo da educação e, em especial, para a relação professor-aluno. Neste diálogo, sobrelevaram-se, igualmente, os autores que mais contribuíram com sua formação, assim como a relação que Maffesoli estabeleceu com o pensamento de Karl Marx, Max Weber, entre outros, e a compreensão sobre o ambiente universitário.

Keywords : Michel Maffesoli; Educação contemporânea; desafios educacionais; tribos urbanas; Sociologia da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )