SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A EDUCAÇÃO NA ERA DA INTERNET: ENTREVISTA COM MICHEL MAFFESOLILETRAMENTO MIDIÁTICO DE PROFESSORES E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DE COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SILVA, Jaqueline Luzia da  e  BARBOSA, Carlos Soares. CONTRADIÇÕES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO REMOTA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.14-31. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665776.

O objetivo deste artigo é analisar as potencialidades e limites das práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, no atual contexto em que o mundo convive com a pandemia da Covid-19, que impediu, além de outras atividades cotidianas, que as escolas dessem continuidade ao ano letivo de 2020 e iniciassem o ano letivo de 2021. O presente estudo centra-se na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos níveis Fundamental e Médio, sob a hipótese de que os educandos da modalidade são os que possuem maiores dificuldades de adaptação às novas práticas de ensino e de aprendizagem com interface tecnológica, devido à pouca habilidade da maioria dos estudantes no uso de equipamentos eletrônicos e à ausência do acesso à internet. Trata-se de pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que metodologicamente fez uso de questionário, respondido por 79 professores, por meio de formulário digital. As principais conclusões do estudo apontam a baixa adesão dos estudantes da modalidade às plataformas digitais, às atividades remotas e a necessidade de as políticas públicas e a formação docente investirem na educação mediada pela tecnologia como um recurso a mais, no processo de ensino e de aprendizagem e na garantia do direito de todos à educação. Sinaliza, ainda, como professores e estudantes estão vivenciando este contexto pandêmico e as expectativas docentes em relação à EJA no período pós-pandemia.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos (EJA); Direito à educação; Desafios educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )