SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1CONTRADICCIONES DE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN TIEMPOS DE EDUCACIÓN A DISTANCIAALGUNAS REFLEXIONES SOBRE LA PANDEMIA, LA VISIBILIDAD, VELOCIDAD Y POSIBLES SUSPENSIONES EN UNA EXPERIENCIA DE PROFESOR AUDIOVISUAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MILLIET, Joana Sobral; DUARTE, Rosalia  y  CARVALHO, José Mauricio Avilla. LETRAMENTO MIDIÁTICO DE PROFESSORES E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DE COVID-19. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.32-52. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665894.

Neste texto apresentamos resultados de uma pesquisa realizada em 2020 que, utilizando questionário on-line, buscou identificar a percepção de professores do ensino fundamental e médio que estavam realizando ensino remoto emergencial sobre suas habilidades de letramento midiático. Os dados obtidos no questionário foram submetidos a análises descritivas e ao teste qui-quadrado, com o objetivo de identificar possíveis associações entre diferentes variáveis. Entre os principais resultados, destacamos a elevada percepção de habilidades de letramento midiático por parte de professores, assim como o uso dessas habilidades na educação remota emergencial. Os testes indicaram associação entre o costume de propor práticas de letramento midiático na escola antes da pandemia e uma maior percepção e uso dessas habilidades por parte dos professores na educação remota. Foi identificada, também, entre os professores de escolas estaduais, uma baixa percepção de competência para a compreensão do uso que as big techs fazem de seus dados, indicando que podem estar vulneráveis aos grandes grupos privados que gerenciam essas plataformas e também pouco preparados para orientar seus alunos sobre o tema. Reafirmamos a necessidade de uma abordagem crítica para o letramento midiático, com foco não só no conhecimento sobre o uso dos dados dos usuários, mas também no funcionamento dos algoritmos, indispensável para compreender como opera o chamado capitalismo digital e para o exercício das práticas sociais de uso das mídias, especialmente neste momento, em que nos tornamos dependentes das tecnologias para estudo, trabalho e relações sociais, devido ao distanciamento físico imposto pela pandemia de Covid-19.

Palabras clave : Letramento midiático; Ensino remoto emergencial; Capitalismo digital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )