SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1TEACHERS´S MEDIA LITERACY AND EMERGENCY REMOTE TEACHING IN THE COVID-19 PANDEMICUSE OF BIOLOGY EDUCATIONAL VIDEOS ON YOUTUBE BY HIGH SCHOOL STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PAES, Bruno Teixeira  and  FRESQUET, Adriana. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA, AS VISIBILIDADES, A VELOCIDADE E SUSPENSÕES POSSÍVEIS EM UMA EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL DOCENTE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.1, pp.53-70. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8666098.

A proposta deste artigo é oferecer um mapeamento a respeito de certos impactos sociais, culturais, econômicos, psicológicos e pedagógicos da pandemia de covid-19 e, dentro desse cenário, pensar de que modo uma proposta de experiência audiovisual pode contribuir para o processo pedagógico de compreensão deste momento. Algumas formas autônomas de trabalho ganharam força e disseminação em meio ao isolamento forçado. Termos como home office, ‘teletrabalho’, ‘ensino remoto’, ‘cursos online’, palestras, webinars, ‘startups de inovação digital’ e outras narrativas ganharam força. Em um contexto de afastamento social, os professores enfrentaram desafios e buscaram soluções para encontrar uma sobrevivência. Em meio a todas essas implicações e agenciamentos colocados por essa realidade ao espaço da escola e às subjetividades profissionais de docentes (e discentes) atravessados pelas visibilidades, pelos recursos midiáticos e pelas novas temporalidades, precisamos compreender um pouco sobre o impacto de certos comportamentos neste novo contexto social. Nesse sentido, compartilhamos uma experimentação audiovisual em estágio inicial, realizada via telefone celular em uma turma de ensino fundamental. A proposta é a produção de pequenas ‘videocartas pandêmicas’ que captem planos, imagens, objetos, rotinas, histórias ou momentos que, na visão do aluno, sejam ilustrativos de uma emoção e/ou reflexão sobre estes tempos de distanciamento. Concluímos que os processos audiovisuais configuram uma maneira ampla e plural que conjuga diversas linguagens no ato de comunicar o pensamento, sensível em um contexto de audiovisualização da vida.

Keywords : Sociedade; Pandemia; Covid-19; Educação; Tecnologias; Audiovisual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )